terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Budapeste - Hungria

Boedapest, Capital do país e maior cidade. É a sexta cidade em tamanho na União Européia. Ela se formou pela união de duas cidades distintas, uma de cada lado do rio: Buda e Peste, que em 1873, se juntaram, formando uma só com o nome de Budapeste.

Cidade mais de 2.200.000 habitantes, de língua húngara, difícil, difícil de entender, prá dizer a verdade não se entende nada do que se fala ou se escreve na rua. A escrita então, sem comentários: 3 a 4 acentos em uma mesma palavra, as vogais tem 14 pronúncias diferentes, palavras sem vogais, completamente "grego" prá nós de língua portuguesa. Mas com inglês se vai em qualquer lugar, porque lá, até pipoqueiro fala e entende inglês.

Uma cidade com 2.094 anos de existência, tem monumentos e prédios de mais de 600 anos de construção. O custo de vida é bem próximo ao nosso, com preços de tudo iguais aos nossos, do Brasil.

É cortada pelo Rio Danúbio, certamente, acho que o mais lindo trecho do rio em 850 km, é o que passa por Budapeste. Um espetáculo. O passeio noturno no rio é imperdível.

Uma cidade que se come muito bem. Prá eles, fartura na mesa é sinônimo de prosperidade, então tratam você daquele jeito. Quem está de regime, que se cuide, porque lá pegam você pelo estômago. Comidas e doces deliciosos, uma cozinha realmente incrível.

Em Budapeste existem, também, os bondinhos, porém, os carros dominam o trânsito. Já em Viena era o contrário. Mas todo serviço público funciona direitinho, pontual e luxuoso.

Uma curiosidade em Budapeste, é que as Igrejas Católicas estão todas de costas para o Atlântico, porque se entendia que as coisas ruins vinham do Atlântico, mentalidade essa do povo, antes de saber da existência da América, antes do seu descobrimento.

A temperatura em Budapeste varia de -24º em dezembro e janeiro para até 40º em julho e agosto. O mes ideal para visitá-la é maio ou junho e setembro de cada ano.

Aqui também, os carros são quase todos a diesel. Um litro de diesel custa E=1,10 ou E=1,20, portanto mais de R$ 3,00 no nosso dinheiro. Táxis são todos mercedes, novos. Tem muito carrinho elétrico, novo.

Existem 9 pontes sobre o Rio Danúbio, em sua travessia por Budapeste. Uma cidade de grandes universidades, muitos jovens também, de gente bonita.

Ficamos hospedados no Hotel Stadion, ao lado do grande estádio da cidade, moderníssimo, coberto. O serviço do hotel é simplesmente espetacular, cumprindo as tradições húngaras. Um café da manhã de deixar você doido.

Mais informações da região, nos link abaixo:
http://www.4shared.com/document/1k_QGL8r/Hungria_-_Budapeste.html
http://www.4shared.com/document/t2XcfMcB/Hungria_Een_-_trip_door_Duitsl.html

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared