quinta-feira, 5 de abril de 2012

Polinésia Francesa + Bora-Bora / Papeete (O que é território?)

A Polinésia Francesa é um território da Polinésia dependente da França, com o status de coletividade ultramarina, no Oceano Pacífico sul. Localiza-se a aproximadamente 600 Kms a leste da Austrália.

É um dos mais vastos territórios do Pacífico, com 4.167 Km2, se considerada a área marítima ocupada, a Polinésia Francesa inclui as Ilhas Marquesas, as ilhas Tuamotu, as ilhas Gambier, as ilhas Tubuai (ou Ilhas Austrais) e as Ilhas da Sociedade, além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos.







Os territórios mais próximos são Kiribati, a noroeste, a colônia britânica de Pitcairn, a leste, e o território neozelandês das Ilhas Cook, a oeste. Sua capital é Papeete. O setor de serviços domina na Polinésia, com um peso de 68%; a industria e a agricultura detêm os restantes 32%.
O turismo é a principal fonte de entrada de divisas, com cerca de 20% do PIB; do lado das exportações, a Polinésia é grande produtora de pérolas. As ilhas da Polinésia Francesa são divididas em Communes (comunas):







Ilhas Marquesas:
Commune de Fatu Hiva / de Hiva Oa / de Nuku Hiva (Capital-Administrativa)/ de Tahuata / de Ua Huka / de Ua Pou









Ilhas du vent:
Commune de Arue / de Faaa / de Hitiaa O Te Ra / de Mahina / de Moorea-Maiao / de Papara / de Paea / de Papeete (Capital-Administrativa) / de Pirae / de Punaauia / de Taiarapu-Est / de Taiarapu-Ouest / de Teva I Uta








Viagem de Casamento e Lua de Mel de Leticia e Alexandre para a Polinésia Francesa em abril de 2009. Primeira parte: saída do Rio de Janeiro e chegada à Papeete.


Segunda parte: Ilha de Moorea, casamento na Tiki Village, passeio de scooter pela ilha, Ilha de Huahine, passeio de 4x4 pela ilha e muito mais.


Parte III: Chegada a Bora Bora, nadando com os tubarões, as arraias, aprendendo a dançar e muito mais!







Ilhas Tuamotu-Gambier (região cuja Capital Administrativa Provisória é Papeete):
Commune de Anaa / de Arutua / de Fakarava / de Fangatau / de Gambier / de Hao / de Hikueru / de Makemo / de Manihi / de Napuka / de Nukutavake / de Puka Puka / de Rangiroa / de Reao / de Takaroa / de Tatakoto / de Tureia.










Ilhas Austrais
Commune de Raivavae / de Rapa / de Rimatara / de Rurutu / de Tubuai (Capital-Administrativa)

Ilhas Sous-le-Vent
Commune de Bora-Bora / de Huahine / de Maupiti / de Tahaa / de Taputapuatea / de Tumaraa / de Uturoa (Capital-Administrativa)

A ilha de Clipperton pertence a Polinésia Francesa, mas não está administrativamente ligada a nenhuma commune. A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa de um espaço, por exemplo). Há varios sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da idéia de apropriação de uma parcela geográfica por um indivíduo ou uma coletividade. É definido como o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano, ou em outras palavras é o âmbito de validade da ordem jurídica estatal. De acordo com as teorias gerais de Estado, diplomacia, relações internacionais e nacionalidade, o território é uma das condições para a existência e o reconhecimento de um país (sendo os outros dois a nação e o Estado). Por isso, existem determinados casos de entidades soberanas que não são consideradas países, como Estados sem território (Autoridade Nacional Palestina e a Ordem Soberana dos Cavaleiros de Malta) ou nações sem território (os ciganos). Compreende o território: as terras emersas, o espaço aéreo, os rios, os lagos e as águas territoriais. No contexto político, o termo território refere-se a superfície terrestre de um Estado, seja ele soberano ou não. A delimitação territorial dos Estados modernos foi uma decorrência dos conflitos territoriais ocorridos ao longo da Idade Média. Em geopolítica, também se usa o termo "território" para identificar estados não-independentes e subordinados, até certo grau, a um poder externo. Existem diferentes categorias de território, de acordo com as relações de dependência.











Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared