sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

São Thomé das Letras - MG



Em 1.770, com a construção de uma Capela dedicada a São Thomé inicia-se o povoamento do município de São Thomé das Letras.
A lenda nos conta que o escravo João Antão fugiu e refugiou-se numa gruta onde por muito tempo viveu da caça, pesca e plantas silvestres. Um dia encontrou-se com um bondoso e educado senhor que ao tomar conhecimento de sua história escreveu um bilhete pedindo ao seu amo que o perdoasse.



Uma carta bem escrita era raro naquela época e Francisco Junqueira quis conhecer o autor das linhas. João Antão levou-o à gruta mas lá só encontraram uma imagem de São Thomé Apóstolo. É ao lado dessa gruta que hoje encontra-se erguida a Igreja Matriz.



São Thomé também é das Letras, porque na mesma gruta onde foi encontrada a imagem pode-se ver inscrições rupestres em tons avermelhados e semelhantes a letras. Essas inscrições estão espalhadas por vários locais ao redor do município e contribuem para acentuar a aura de mistério que envolve toda a cidade.



Decifrá-las tem ficado a cargo da crença e da imaginação de cada um. São Thomé das Letras a quase 1.500 m de altitude é o único local da Terra com um tão grande afloramento de rochas de quartizito. Foi com a extração dessas “Pedras de São Tomé”, que por volta 1.950, a cidade passou a dispor de uma atividade produtiva estável. A partir de meados da década de 80 uma nova atividade, o turismo, vem transformando e agregando novos valores a comunidade Sãothomeense.



Desde 1.981 e pioneira no ramo da hotelaria a Pousada Arco-Íris vem preservando o privilégio de ser a melhor opção para hospedagem em São Thomé das Letras. Os melhores restaurantes da cidade oferecem pratos variados, típicos da cozinha mineira, além de servirem com exclusividade especialidades que só podem ser encontradas em São Thomé das Letras.



São Thomé das Letras por seu clima típico de montanha prima pela refrescância e pureza do ar, que é perfumado pela suavidade dos odores que emanam da natureza que a envolve. É o ponto alto, 360 graus de visão para um mundo pleno de grutas, rios, cachoeiras, matas, pássaros e animais silvestres.



Reconhecida como Estância Climática das mais favorecidas, tanto é atraente para aqueles que buscam o aconchego e a tranqüilidade de um merecido descanso do dia a dia, como para aqueles que querem a radicalidade de um profundo mergulho no seio da mãe natureza. Sua formação topográfica é perfeita para os esportes mais radicais, que já tem lugar garantido no roteiro turístico da cidade, a qual começa a se preparar para sediar provas nacionais e internacionais.



O artesanato também não podia deixar de ser único. Talhado com a matéria prima da região, é internacionalmente reconhecido pela sua qualidade e originalidade. Suas festas são das mais concorridas da região e seu folclore representa um raro momento da expressão de união e fé populares culminando com a Folia de Reis, numa semana inteira de festejos, onde vários grupos de Folia devidamente paramentados revezam-se em danças e músicas.



Há muito o que falar sobre São Thomé das Letras, mas, o melhor é vivê-la. Místicos e ufólogos, artistas e pesquisadores do mundo inteiro ou gente que apenas quer sentir algo mais, vem a São Thomé das Letras e nunca mais a deixam.



No mínimo carregam-na para sempre em seus corações e em suas lembranças. Muitas são as associações esotéricas, ufológicas e místicas, sediadas no município que é considerado como uma das cidades sagradas do planeta e destinada a ser um dos baluartes da nova era.



E assim vai-se tecendo sua história e suas lendas e a gente que chega, que fica ou que passa, integra e valoriza esse imenso universo histórico, criando e ajudando a percorrer os caminhos que conduzem ao futuro de São Thomé das Letras.



Passeio para São Thomé das Letras
Saída de Suzano, Mogi e Guarulhos, aproximadamente às 23:00 hrs
chegando lá na madrugada do dia 16, com café da manhã das 06:00 às 8:00 horas.
Iniciaremos nossas aventuras a partir das 8h30:

Pontos turístico:
* Ladeira do Amendoim
* Gruta do Carimbado
* Gruta do Sobradinho
* Cachoeira Véu da Noiva
* Pizzaria de Pedra
* Mirante e etc... (adorei o etc...)
A noite o pessoal vai estar liberado!



O valor é R$ 200,00. Incluso serviço de transporte ida e volta, seguro viagem, hospedagem com café da manhã, transporte com guia de turismo, nosso retorno está programando para domingo as 16:30 da tarde.
Pode ser duas parcelas de pagamento. Aguardo breve confirmação para segurar lugar no ônibus.

marina@heiwatravel.com



www.conscienciacosmica.com.br

Visite o site, tem muita coisa interessante para cuidar do espírito, tem esoterismo e estão sempre desenvolvendo roteiros turísticos nos finais de semana. O site tem um serviço de LIVRO PERSONALIZADO que é “show de bola” para presente a nossa petizada.
ROTEIRO (consulte datas no site)- São Thomé das Letras / MG

SEXTA FEIRA
20h00 - Apresentação do grupo em frente à Consciência Cósmica, na R. Alberto de Oliveira, 72
20h30 - Saída rumo a São Thomé das Letras - MG
SÁBADO
08h00 - Levantar / Café da Manhã
09h00 - Passeio a Pontos Turísticos de São Thomé das Letras



1. GRUTA DE SOBRADINHO - Uma caverna sem riscos, mas que molha os pés. Lá faremos uma Vivência de Renascimento, deixando todos os nossos problemas e vamos ganhar energia para uma nova vida, que vale a pena ser vivida. Na saída, encontraremos uma pequena cachoeira com água cristalina. É necessário levar lanterna. Quem não tiver pode alugar no local.
2. CACHOEIRA DO PARAÍSO - Um remanso tranqüilo com uma pequena queda d’água e uma pequena praia fluvial. Um local calmo e de grande beleza natural.
3. CACHOEIRA VÉU DE NOIVA - Uma das mais bonitas de São Thomé. Com uma queda d’água maravilhosa e uma bela piscina natural. Leve a máquina fotográfica, e se você quiser se aventurar, o banho vale à pena.



14h00 - Almoço na Pousada do Flávio.
16h30 - Saída para o City tour.
1. IGREJA DO ROSÁRIO - Toda construída em pedra. Um belo exemplar da arquitetura local. 2. PEDRA DO LEÃO - Localizado nas pedreiras da cidade, recebeu este nome por ter uma inscrição rupestre de um animal, supostamente 'o leão'.
3. MIRANTE - Proporciona uma belíssima paisagem com vista de 360 graus da cidade.
4. PEDRA DA BRUXA - Para quem conseguir subir, o visual é deslumbrante. Recomendável.
5. GRUTA DE SÃO THOMÉ/ IGREJA MATRIZA gruta é o local onde foi encontrada a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Sobre a gruta fica um mirante onde podemos apreciar o por do sol em São Thomé. Ao lado da gruta, fica a Igreja Matriz, construída em 1785, e um autêntico exemplar da arquitetura barroca no Brasil.
6. LOJAS E FEIRA DE ARTESANATO - Após o nosso passeio turístico e cultural, tempo livre para conhecer as lojas com produtos místicos, artesanais e lembranças de São Thomé. Ao lado da Igreja Matriz, há uma Feira de Artesanato, com artistas de São Thomé e região expondo seus trabalhos.



19h00 - Retorno para a Pousada do Flávio
20h00 - Jantar
21h00 - Sensacional Festa Cigana, com Fogueira, alegria e muita música
DOMINGO
Passeio Ecológico pela Fazenda do Flávio
07h30 - Levantar
08h00 - Café da Manhã
08h30 - Saída para o passeio



1.PLANTAR ÁRVORE - Nosso grupo se reunirá após o café e num ritual ecológico plantará uma árvore que marcará a nossa passagem por São Thomé.
2. CACHOEIRA DO FLÁVIO - Seguindo em trilha pela Fazenda do Flávio, vamos conhecer locais maravilhosos, com visitação exclusiva para o nosso grupo.
3. POÇO DA AMELINHA - Um lugar onde a tranquilidade está presente com muita água e pedras. Ideal para um bom mergulho.
4. CACHOEIRA DA SUIÇA - Uma formação muito interessante, onde o movimento das águas forma buracos na pedra que lembram um queijo suiço
5. FONTE DAS NINFAS - Um local onde reina a tranqüilidade e jorra uma água cristalina. Próxima da nascente, esta água é potável e pode ser desfrutada.
6. ANFITEATRO - Um remanso muito agradável e privilegiado pela sua formação. É o local ideal para curtir a natureza em toda a sua plenitude e fazer uma vivência de exaltação e agradecimento à Vida.

12h30 - Caminhada de retorno para a Pousada do Flávio.
13h00 - Almoço / Preparar as malas
14h30 - Embarque para São Paulo.
21h00 / 22h00 - Previsão de chegada em São Paulo.

Imagens: Pousada Arco Irís = www.pousarcoiris.com.br

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared