sábado, 15 de março de 2008

Agenciamento - Procedimentos de RESERVA e comercialização PACOTES DE VIAGEM



A agência de viagem e turismo (operadora) planeja, organiza e coordena viagens por meio de contratação de diferentes fornecedores de produtos turísticos.

Essas viagens constituem um novo produto, o pacote turístico.

Embora todos os produtos/serviços do pacote sejam realizados por terceiros, cabe à operadora a iniciativa de reuní-los, planejar a viagem, responsabilizar-se pelo conjunto dos serviços oferecidos, comercializar o pacote e coordenar sua operacionalização.

A Atuação das Operadoras:

As operadoras contratam serviços de transporte, hospedagem, alimentação, lazer e outros serviços complementares, integrando-os em um pacote turístico, que é vendido direta ou indiretamente ao público consumidor.

Em geral, as operadoras colocam seus produtos para serem comercializados pelas agências de viagens. As de menor porte, ou de alcance regional, vendem seus pacotes às agências ou diretamente ao público.

Como adquire produtos em quantidades maiores, as operadoras obtêm descontos significativos e fora de alcance do cliente comum do turismo – até mesmo de agências de viagens.

Porém, o consumidor poderia adquirir diretamente os mesmos serviços, formando seu próprio pacote. Mas ele não conseguiria os preços praticados nem a conveniência e comodidade dos serviços propostos pela operadora.

Fases de operação de pacotes:

Pesquisa de mercado (oferta e demanda)
Definição das características gerais
Análise da concorrência - pacotes similares
Planejamento ou elaboração do roteiro
Cotização
Aprovação
Contratação dos serviços

Redação final
Plano de marketing
Promoção e divulgação
Vendas
Formalização
Execução ou realização
Avaliação e controle de qualidade

VENDA DE PACOTES

Existem 2 formas de se fazer reserva de pacote turístico:

Telefone: junto ao departamento de atendimento a agências que as operadoras possuem (método mais utilizado).

Internet: nos sites das operadoras

COMO PROCEDER PARA REALIZAR A VENDA:

Mediante a escolha do roteiro por parte do passageiro, confirmar as informações dos pacotes, como data de saída, valor do pacote e forma de pagamento que pode ser aplicada, com a central de atendimento da agência.

Efetuar a reserva, e receber o pagamento do passageiro, emitir um recibo da agência no valor da compra, descriminando todos os serviços inclusos no pacote que o passageiro adquiriu, informá-lo a data de retirada da documentação para o embarque (voucher).

As formas de pagamento utilizadas são:

À vista – cheque ou dinheiro

Cartão de crédito

Financiamento da própria operadora (cheque pré-datado)

Fim!

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared