terça-feira, 6 de março de 2012

Havana - Cuba (All Inclusive Resorts)

Havana é a capital e a maior cidade de Cuba e encontra-se na província Ciudad de La Habana. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo.

Sendo a área onde hoje se situa já conhecida por colonizadores espanhóis em 1514, com o nome de Villa de San Cristóbal de la Habana, a sua localização atual, junto ao porto de Carenas, só aconteceu em 1519, ano oficial da fundação. Chamada A Cidade das Colunas pelo escritor Alejo Carpentier, tem uma área metropolitana de mais de 750 km² e está constituída por numeroso bairros entre os quais se destacam El Vedado, El Cerro, La Víbora, Miramar, Marianao, Santos Suárez entre outros. No século XVII, tornara-se uma das mais importantes cidades das Caraíbas e centro de construção naval. O seu centro histórico contém uma interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos, bem como um conjunto homogêneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios.

Homenagem a John Lennon

Havana é local de importantes eventos culturais de caráter internacional tais como o Festival de Ballet de Havana, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, O Festival de jazz Jazz Plaza e O Festival Internacional de Guitarra Leo Brouwer. Cidade natal do poeta e escritor modernista José Martí, é conhecida como a chave do Novo Mundo por sua localização estratégica. Cidade que tem inspirado durante séculos poetas, literatos e músicos e que segue cativando quem a conhece. Sediou os Jogos Pan-americanos em 1991. Em Havana encontra-se o Aeroporto Internacional José Martí. A Cidade antiga de Havana e suas fortificações foram incluídos pela UNESCO na Lista do Patrimônio Mundial em 1982.

Desde que a administração Obama flexibilizou as restrições de viagens de americanos a Cuba, no ínicio de 2011, o turismo no país deu uma boa rejuvenescida. Novos restaurantes e hospedagens do tipo bed-and-breakfast, algumas em maravilhosas vilas coloniais, surgiram no último ano, quando o governo cubano liberou a entrada de mais empresas privadas. Havana também se prepara para a sua 11ª Bienal de Artes, que será realizada de 11 de maio a 11 de junho, e contará com a presença de mais de 100 artistas cubanos e internacionais.








All Inclusive Resorts - Esse sistema de preços foi criado por John Issa, em 1976. Proprietário de um resort na Jamaica chamado Negril Beach Village, o qual mais tarde tornou-se o Hedonism II.
Surgimento da idéia: durante a crise mundial do petróleo nos anos 70, com a crise do Oriente Médio e a recessão econômica mundial. Durante esse período, John Issa percebeu que somente duas áreas do turismo mundial não sofria com a crise: Club Med & Cruzeiros marítimos. AMBOS: Sistema All Inclusive. Segurança maior para clientes, pois as empresas cobram previamente gastos de consumo, baseados numa média de um consumidor normal em férias.
Sistema elimina o risco de “surpresas” nos desembolsos diários durante o período de permanência.
Foi criado o conceito “super inclusive”: aprimoramento da filosofia “all inclusive”.




As férias num resort “super inclusive”, da cadeia de resorts de John Issa, denominada “SUPERCLUBS” incluiam: Todas as refeições; lanches, coquetéis e bebidas alcoólicas, esportes de terra e náuticos, entretenimentos, atividades recreativas, taxas de hotel e traslados para o aeroporto.

Com o “super inclusive” adveio a criação da marca Breezes de sua cadeia SuperClubs de resorts
Superclubs no mundo
9 resorts espalhados pela Jamaica e Bahamas
5 em Cuba
1 no Brasil – Costa do Sauípe/BA

Sistema all inclusive – características:
1 - Índice de inadimplência muito baixo
2 -Diminui a sazonalidade, equipamentos podem ser usados em qualquer época, além de contar com instalações para eventos (turismo de negócios e incentivo)
3 - Apresenta ganho de escala pela quantidade de hóspedes/ano
4 - Possui áreas maiores do que um hotel convencional
5 - Mercado de famílias com crianças e jovens casais
6 - Aptos. convidativos e aconchegantes para que o hóspede não fique do lado de fora
gastando sem pagar e utilize ao máximo o sistema do tudo incluso.

Breezes no Brasil: momento oportuno
Carência de hotéis de lazer de alto padrão no Brasil
Crescimento do turismo nacional
Comparação – preços – 2000: DIÁRIA: Costa do Sauípe: US$ 133 / Jamaica: US$ 265 por pessoa

MOTIVOS: custo dos fatores de produção local (mão-de-obra), renda média dos turistas (Sauípe: Brasil e Mercosul – Jamaica: americanos e europeus) e estratégia de marketing.

Concluindo: No futuro, necessidade de resorts da categoria de três estrelas (realidade em nosso cenário turístico)
Bibliografia da aula: LAGE, Beatriz Helena Gelas, MILONE, Paulo César. Economia do turismo. São Paulo: Atlas, 2001.
Exercício em aula: Discuta com base nos textos, as vantagens e desvantagens que há entre os 2 sistemas de preços de diárias (tradicional e all inclusive), considerando-se os diferentes tipos de turistas e suas diferentes motivações nesses resorts. Interesse de turistas estrangeiros em conhecer o Brasil.

Imagens Club Orient - é o único resort na praia de nudismo na ilha de St. Martin amigável em Antilhas Francesas (FWI). Estamos localizados em Orient Bay, uma das melhores praias do mundo, com areia branca e águas azuis cristalinas. Nossa temperatura média de 85 graus durante todo o ano faz-nos a ilha paradisíaca praia de nudismo. Se você permanecer no Villa para uma férias de final de luxo ou em um de nossos chalés frente à praia, ou no jardim, você vai experimentar um feriado praia de nudismo que apenas Club Orient pode oferecer. Venha visitar-nos logo e descobrir o que nos faz o clube na Baía de Oriente. Club Orient nu Beach Resort oferece diversos desportos aquáticos, serviços de spa, massagens praia e atividades desportivas. Você também não precisa sair do resort para satisfazer as suas papilas gustativas delicadas. Papagayo Restaurant & Bar serve uma variedade de sabores para todos os gostos e apresenta entretenimento noturno para complementar a sua experiência de jantar. Para um mais relax atmosfera, o Bar & Grill Perch está aberto diariamente durante o dia.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared