terça-feira, 30 de setembro de 2008

Recife tem frevo todo dia



Apresentações gratuitas diárias já somam 1,5 mil horas de shows

Apesar de ser considerada a capital multicultural do Brasil, era muito comum ouvir a reclamação que o frevo só tocava no Recife no Carnaval. Era. Há exatos 12 meses que uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife promove apresentações diárias no Marco Zero e em Boa Viagem. A ação, integrante do Ano do Turismo, dá também oportunidade aos músicos que tocavam frevo apenas nos dias de Momo.

Diariamente, no Marco Zero, das 09h às 11h, uma orquestra de frevo acompanhada de dois passistas se apresenta para os visitantes que fazem a primeira parada dos city-tours pelo Recife. Já em Boa Viagem as apresentações acontecem de segunda a sexta-feira no início da noite, das 19h às 21h, fazendo a alegria dos turistas hospedados na orla.

Segundo o maestro Nilsinho Amarante, é muito importante para os músicos terem a oportunidade de tocar o frevo em outras épocas do ano. "Muitos artistas trabalham em outras profissões durante o ano e poucas vezes têm a oportunidade de se exercitar como músicos." Para o maestro Maia Júnior, com as apresentações diárias estimulou-se ainda a renovação do frevo. "Ao tocar diariamente, o músico se reaproxima do frevo, contribuindo para a geração de novos arranjos."

O frevo também tomou conta dos estádios de futebol pernambucanos com apresentações nas finais da Copa do Brasil. A ação recebeu destaque especial na mídia nacional durante o jogo Sport X Corinthians com um show do "Orquestrão do Ano do Turismo", formado por 60 músicos, que animou os torcedores. Desde então em todos os jogos do Campeonato Brasileiro uma orquestra de frevo recebe a torcida visitante dentro do projeto "Receba Bem o Turista Torcedor".

Desde que foi implantada a programação de frevo, foram mais de 1,5 mil horas com apresentação de 50 orquestras e 300 músicos entre os quais: Maestro Nilsinho Amarante, Maestro Maia Júnior, Maestro Botelho, Maestro Oséias, Maestrina Lurdinha Nóbrega, Orquestra 100% Mulher, Orquestra 10 de agosto, Orquestra Viena, Orquestra Veneza Tropical, acompanhados de passistas da Escola de Frevo comandados por Célia Leão.

Prezados colegas, bom dia!

Durante um concurso promovido pela Embratur, no festival de música 'Rock in Rio', em Madri, três jovens espanhóis foram eleitos para plantar mudas de árvores, no Brasil.

O destino escolhido foi Pernambuco, onde o grupo aporta, no próximo sábado (25), para escolher nos litorais norte e sul e interior do estado um local para o plantio das mudas.

O objetivo da campanha é divulgar o projeto ‘Y Ikatu Xingu’ - que visa estimular a implantação de programas de educação ambiental que possam proteger e recuperar as nascentes e matas à beira do rio Xingu, no Mato Grosso.

Como a plantação das mudas, em Pernmabuco, será apenas um ato simbólico, a Embratur irá plantar, no Parque Indígena de Xingu, cerca de 10 mil árvores, o que equivale ao número de inscritos no concurso.

obrigado pela atenção,

Ricardo Araújo = 81 32478255 / 99290057

Pernambuco recebe espanhóis que irão discutir responsabilidade socioambiental

Na ocasião, ocorre um ato simbólico de plantio de árvore que marca a plantação de 10 mil mudas em Xingu, no Mato Grosso

“Ganhe uma viagem, plante uma árvore e conheça o Brasil”. Foi através deste concurso, promovido pela Embratur, durante a última edição do ‘Rock in Rio’, em Madri e Lisboa, que Pernambuco foi escolhido para ser o destino de um grupo de espanhóis que virão ao Brasil para plantar uma árvore e difundir a importância da adoção da responsabilidade socioambiental pelo mundo.

Até plantar as mudas em terras tupiniquins, os três jovens espanhóis, que chegam ao Recife no próximo sábado (25), estiveram entre os 10 mil inscritos no concurso que elegeu as três melhores fotos, todas com paisagens brasileiras ao fundo, tiradas num stand montado pela Embratur nas duas etapas do ‘Rock in Rio’.

A votação, que aconteceu durante um mês, no próprio endereço eletrônico do festival, acumulou mais de 100 mil visitas ao site, gerando grande disseminação das questões de educação ambiental pela Europa, além de uma excelente divulgação do destino Pernambuco.

Durante os sete dias em que os vencedores passam conhecendo os litorais norte e sul e o interior do estado, Pernambuco vira palco de um debate sobre práticas sustentáveis que possam ser geridas através da mobilização da sociedade e entidades civis.

Porém, o ponto alto dessa discussão, já que em Pernambuco a plantação da muda será apenas um ato simbólico, é chamar a atenção de todos para o projeto ‘Y Ikatu Xingu’ -que visa estimular a implantação de programas de educação ambiental que possam proteger e recuperar as nascentes e matas à beira do rio Xingu, no Mato Grosso.

Cada inscrição no concurso foi revertida numa muda a ser plantada no Parque Indígena de Xingu, totalizado 10 mil árvores.

Além de Pernambuco, onde a ‘plantação simbólica’ está prevista para acontecer na Oficina Francisco Brennand, na próxima segunda-feira (27), Minas Gerais também terá a sua, sendo que com um grupo de seis jovens portugueses, vencedores da etapa Lisboa. Os dois estados foram escolhidos pela Embratur para representar o Brasil, nesta promoção, por serem destinos muito bem trabalhados no exterior.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared