quarta-feira, 1 de abril de 2009

Barcelos


Barcelos é um concelho que se situa um pouco a Norte do Porto e tem um galo de cerâmica típico com uma história curiosa.

Segundo reza a lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e com o facto de não conseguirem descobrir quem o cometera.

Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar de ter jurado que era inocente, ninguém acreditou nele. Ninguém acreditava que um galego se pudesse dirigir a S. Tiago de Compostela para cumprir uma promessa e muito menos que ele fosse um fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava.

Assim, foi condenado à forca mas, antes de ser enforcado, pediu que o levassem ao juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do juiz que, nesse momento, estava num banquete com os amigos. O galego reafirmou a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava na mesa e disse: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem". Risos e comentários não se fizeram esperar mas, por via das dúvidas, ninguém tocou no galo.

O que parecia impossível tornou-se, no entanto, realidade! Quando o galego estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se da mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz correu o mais que pôde e com espanto viu o homem de corda no pescoço, mas com o nó largo, impedindo o estrangulamento.

Imediatamente solto, foi mandado em paz. Passados alguns anos, voltou a Barcelos e ergueu um monumento em dedicação à Virgem e a S. Tiago.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared