quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pirâmide de Kukulkan - México

O Iucatã é um dos 31 Estados do México, localizado no norte da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Quintana Roo (o qual foi, até ao início do século XX, parte do estado do Iucatão). Sua principal fonte de renda é o turismo.

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.

O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "pessoas que vivem na beira da água". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988.

Kukulcán era a versão maia do deus asteca Quetzalcóatl, a serpente emplumada. Para os maias "kukul" significa sagrado ou divino e "can" significa serpente. Para alguns pesquisadores este Deus (o mesmo Quetzalcoatl dos astecas) provém da cultura tolteca, para outros provém da cultura olmeca.

Quanto a suas diferenças com relação a Quetzalcóatl, parece que muitas delas se deviam às diferenças climáticas entre ambas regiões. Para os Astecas, Quetzalcoatl não só era o Senhor do Sol, mas o próprio Deus-Sol do país. Kukulcán além disso tem os atributos de um Deus-Trovão. No clima tropical de Yucatán e a Guatemala, o Sol ao meio-dia parece desenhar as nuvens de seu ao redor com formas serpenteantes; destas emanam o trovão, a luz e a chuva, por isso Kukulcán pareceria haver atraído aos maias mais como um deus do céu que como um deus da própria atmosfera, apesar de que muitas vezes as esteiras do Yucatán representem a Kukulcán com o ar saindo de sua boca, como muitas representações mexicanas de Quetzalcoatl.

Kukulcán é o nome maia de Quetzalcóatl, personagem importante no Período Posclásico dos maias, no livro sagrado popol vuhse lhe conhece como "GUKUMATZ". Aqui o vemos em um desenho de um baixo -relevo de Yaxchilán.

Em todo caso sua origem é muito anterior aos maias e esta presente em toda a América Central.
Entre os restos arqueológicos de Chichen Itza se lhe pode observar como uma serpente que desce nos vértices do edifício em forma de colunas de ar durante os dois solstícios. Foi uma deidade rapidamente assimilada pela aristocracia, apesar de que tenha se incorporado ao panteão maia em uma época tardia. Aparece como uma das divindades criadoras sob o nome deGucumatz, e como deidade dos ventos com o nome de Ehecatl na esteira 19 de Ceibal. Em Chichen Itza foi conhecido como o "Estrela d'Alva". Alcançou especial transcendência na península de Yucatán, em onde seu nome foi utilizado por muitos governantes para legitimar seus poderes e alcançar maior prestígio.

Kukulcán, do qual falam os arqueólogos, é a deidade que mais freqüentemente aparece nos manuscritos do Códice de Dresden e outros. Tem o nariz comprido e truncado, como o de um tapir, e nele se encontram todos e cada um dos signos de um deus dos elementos. Caminha sobre a água, maneja tochas ardentes e se senta na árvore cruciforme dos quatro ventos que com tanta freqüência aparece nos mitos americanos. Evidentemente é um deus do cultivo e herói, já que se lhe vê plantando milho, levando ferramentas e continuando uma viagem, feito com que estabelece sua conexão solar.

Pakal-kukulkan
Segundo as crônicas maias, Kukulcán, da mesma forma que Quetzalcóatl, é o conquistador que chegou em Yucatán pelo mar desde o Oeste, para finais do século XV, e se transformou em caudilho e fundador de sua civilização. Da fusão dos dois mitos, Kukulcán aparece como o senhor do vento porque rege e governa a nave que lhe conduziu a Yucatán e ao povo que fundou.

A lenda Hopi Pahana

Quando ele e seus colegas viveu e ensinou na Terra muitos milhares de anos atrás (quase como um interestelar "Peace Corps"), Quetzalcoatl, Kukulkan aparentemente ensinado não somente na América Central para os olmecas e maias, mas também na América do Norte para muitos nativos tribos que, como o Pueblo, Anasazi ou antigo Forte. Para eles, ele era conhecido como "Pahana" ou "Awanyu". O povo Hopi em especial mantidas detalhadas histórias orais sobre ele, incluindo o que iria acontecer um dia, quando ele retornou: Lost é o Irmão Branco do Hopi. A maioria das lendas contam que Pahana partiu para o oriente em um momento em que o Hopi entrou no quarto e Mundial começou suas migrações. Pahana No entanto, o Hopi dizem que ele voltará, e em sua vinda os ímpios serão destruídos, e uma nova era de paz serão conduzidos dentro da sua legenda Pahana parece intimamente ligada com a história de Quetzalcoatl asteca da América Central. Tal similaridade é reforçada pela representação comum de Pahana-Awanyu no Hopi ou arte Pueblo como chifres ou plumas serpente. Esses números carregam uma semelhança impressionante com imagens de Quetzalcoatl, a serpente emplumada, no México.

Imagem Corp circles enviada de um passado distante, pelo Quetzalcoatl histórico ou seus colegas? Possivelmente, mas não podemos saber com certeza. Outra possibilidade é que os artistas de culturas têm algum tipo de capacidade de mensagens através do espaço ou tempo, que usa na física que é conhecido como "curva fechada similar ao tempo" buraco negro ou como o tempo é incorporado à estrutura do espaço-tempo, a teoria da relatividade geral torna-se cheia de curvas fechadas como o tempo. Uma curva fechada similar ao tempo permite uma viagem no tempo, no sentido de que qualquer observador que viaja em uma trajetória através de espaço-tempo ao longo essa curva vai voltar a algum evento que coincide com a sua partida. Assim, alguns dos artistas da cultura podem ter vivido na Terra no passado distante: digamos que na região de Avebury da Inglaterra, América Central ou na Alemanha, mas isso não significa que eles estão ali localizados "agora". Uma maneira mais precisa para descrever esta situação seria dizer que eles ainda estão "conectados" ao nosso tempo e do espaço por meio de um buraco negro do espaço-tempo ou "canalização", como descrito na andiroba em 2002

Raio de luz pirâmide de Kukulkan
Esta foto, analisada e comprovada como original, conforme a reportagem abaixo no Youtube (abaixo), mostra um feixe de energia saindo da Pirâmide de Kukulkan. O que ativou, ou quem ativou o dispositivo que deve estar oculto lá por dentro?

O que a História nos diz:

O Templo de Kukulkan (o Deus Serpente Emplumada, também conhecido como Quetzalcoatl) é o maior e a mais importante estrutura cerimonial de Chichén Itzá. Esta pirâmide tem noventa metros de altura e foi construída durante o décimo primeiro ao décimo terceiro séculos diretamente sobre as fundações de vários templos anteriores. A pirâmide é uma loja-casa de informação sobre o calendário maia. Cada face dos quatro lados da estrutura tem uma escada com noventa e um degraus, que, juntamente com a etapa compartilhada da plataforma no topo, somam 365, o número de dias em um ano. Em cada face da pirâmide da escadaria central divide-se os nove terraços em dezoito segmentos representando os dezoito meses do calendário maia. A pirâmide é também dirigida e orientada para marcar os solstícios e os equinócios. Os eixos que atravessam o noroeste e sudoeste. Os cantos da pirâmide são orientados em direção ao nascer do sol no solstício de verão e seu ponto de fixação no solstício de inverno. A escada do Norte foi o principal caminho sagrado que conduz ao cume. Ao pôr do sol sobre os equinócios de primavera e outono, uma interação entre a luz do sol e as bordas dos terraços na pirâmide cria uma fascinante sombra sobre os lados da escadaria norte. Uma linha serrilhada de sete triângulos entrelaçados dá a impressão de uma longa cauda levando para baixo a cabeça de pedra da serpente Kukulkan, na base da escada.

Fernando Correa presenta la investigación sobre la fotografía del pulso de luz sobre la pirámide de Kukulkan en Chihchen Izta México


Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared