quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lago Michigan - EUA


Bolas de gelo formada em Lake Michigan são vistos flutuando perto de South Haven, Michigan.

Lago Michigan é um dos cinco grandes lagos da américa do Norte e o único localizado inteiramente dentro do Estados Unidos. É o segundo maior dos grandes lagos em volume e o terceiro maior por área de superfície, depois Lago Superior e do Lago Huron (e é ligeiramente menor do que o estado dos EUA de West Virginia). Hidrologicamente, o lago é uma grande baía do Lago Michigan-Huron, tendo o desnível da superfície mesma Lago Huron (entre outras propriedades compartilhadas). É limitado, de oeste para leste, pelos estados dos EUA de Wisconsin, Illinois, Indiana e Michigan. A palavra "Michigan" originalmente se referia ao lago em si, e acredita-se vir do Ojibwa palavra mishigami significa "água grande".



Alguns dos primeiros habitantes humanos da região do lago Michigan foram os índios Hopewell. Sua cultura diminuiu após 800 dC, e para os próximos cem anos, a região foi a casa do povo conhecido como o final Woodland índios. No início do século XVII, quando exploradores europeus ocidentais fizeram suas primeiras incursões na região, eles encontraram os descendentes dos índios Tarde Woodland: o Chippewa, Menominee, Sauk, Fox, Winnebago, Miami, Ottawa e Potawatomi. Acredita-se que o explorador francês Jean Nicolet foi o primeiro não-nativos americanos para chegar ao Lago Michigan em 1634 ou 1638.

Com o advento da exploração européia para a área no final do século 17, Lago Michigan tornou-se parte de uma linha de cursos de água que vai do rio São Lourenço para o Rio Mississippi e daí para o Golfo do México, francês coureurs des bois e voyageurs estabelecida pequenos portos e comunidades comerciais, como o Green Bay, no lago durante o final do século 17 e início de 18. A primeira pessoa a chegar ao fundo profundo do Lago Michigan foi J. Val Klump, um cientista da Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Klump chegado ao fundo via submersível, como parte de uma expedição de pesquisa de 1985.

Doze milhões de pessoas vivem ao longo margens do Lago Michigan, principalmente em Chicago e Milwaukee. Muitas pequenas cidades do norte de Michigan e Door County, Wisconsin são centradas em um turista de base que se aproveita da beleza e oportunidades de lazer oferecidas pelo Lago Michigan. Estas cidades têm grandes populações sazonais que chegam de áreas urbanas próximas, como Chicago, Milwaukee, Grand Rapids e Detroit, bem como de estados do sul, como Flórida e Texas. Alguns residentes sazonais têm casas de veraneio ao longo da orla e voltar para casa para o inverno. A ponta sul do lago perto de Gary, Indiana é fortemente industrializados.

A Saint Lawrence Seaway e Hidrovia dos Grandes Lagos abriu o dos Grandes Lagos para navios transoceânicos. Wider navios oceânicos recipiente não se encaixam através dos fechamentos nessas rotas e, assim, o transporte limitado sobre os lagos. Apesar de seu grande tamanho, grande parte da região dos Grandes Lagos congelar no inverno, interrompendo mais de transporte. Alguns quebra-gelos ply os lagos. Os Grandes Lagos são também ligadas por canal ao Golfo do México através do rio de Illinois (de Chicago) e do rio Mississipi. Uma pista alternativa é através do rio Illinois (de Chicago), para o Mississipi, o Ohio, e em seguida, através da Hidrovia Tennessee-Tombigbee (combinação de uma série de rios e lagos e canais), a Mobile Bay e do Golfo. O tráfego de barcaças e rebocadores-comercial sobre estes cursos de água é pesada. Barcos de recreio também pode entrar ou sair dos Grandes Lagos por meio do Canal Erie e rio Hudson, em Nova York. O Canal Erie conecta os Grandes Lagos na extremidade leste do Lago Erie (at Buffalo, NY) e no lado sul do lago Ontário (at Oswego, NY).





Lago Michigan tem muitas praias. A região é muitas vezes referida como a "Costa do Terceiro" dos Estados Unidos, depois as do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. A areia é macia e off-white, conhecido como "areias cantando" por causa do barulho de chiado (causado pela alta de quartzo de conteúdo) fez quando se caminha em toda ela. Há dunas de areia, muitas vezes altas e cobertas de verde relva praia e cerejas areia, e a água é geralmente claro e fresco (entre 55 e 80°F 13 e 27°C), mesmo no final do verão. No entanto, porque ventos predominantes de oeste tendem a se mover a água de superfície em direção ao leste, há um fluxo de águas mais quentes da costa de Michigan, no verão, praias do Lago Michigan, em Northern Michigan são o único lugar no mundo, além de alguns lagos interiores naquela região, onde se pode encontrar Petoskey pedras, a pedra do estado. As praias da costa oeste e na parte norte da costa leste são rochosos, enquanto as praias do sul e leste são arenosos e dunas cobertas. Isto é em parte por causa dos ventos do oeste, que também causa camadas espessas de gelo para construir na costa oriental no inverno.
A cidade de Chicago beira-mar é composta por parques, praias, portos e marinas e empreendimentos residenciais. Onde não existem praias ou marinas, em seguida, revestimentos de pedra ou betão proteger a costa da erosão. Margens do lago de Chicago é bastante walkable como se pode passear parques passado, praias e marinas de cerca de 24km do sul dos limites da cidade com o Lago Michigan ao seu ponto norte limites da cidade. O Chicago horizonte pode ser visto a partir da costa noroeste de Indiana e, em um dia claro, extremo sudoeste do Michigan. Quando em pé na margem do rio em Illinois, Wisconsin, e menor península de Michigan, é impossível de se ver do outro lado do lago para outro estado. Isto dá ao lago uma visão semelhante à de um oceano. Vendo um estado através do lago enorme é possível a partir de vários arranha-céus de Chicago. É possível a partir de alguns dos edifícios mais altos em Chicago para fazer os pontos em Indiana e Michigan sudoeste, como o NIPSCO torre de resfriamento (Northern Indiana Public Service Company) de sua planta de poder em Michigan City, Indiana. A Great Lakes Círculo de turismo é um sistema rodoviário designado cênica conectar todos os Grandes Lagos e do St. Lawrence River. Alguns problemas ambientais podem ainda assolam o lago como siderúrgicas operam perto da costa Indiana. O jornal Chicago Tribune informou que BP é um grande poluidor, dumping milhares de quilos de lodo bruto para dentro do lago todos os dias de sua Whiting, Indiana refinaria de petróleo.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared