terça-feira, 5 de julho de 2011

Novos patrimônios da Humanidade - Unesco 2011

A Unesco - a agência da ONU para educação, ciência e cultura - escolheu nas duas últimas semanas, em Paris, 25 novos patrimônios da humanidade em várias partes do mundo. Entre as candidaturas bem sucedidas, estão três locais de beleza natural (a Costa de Ningaloo, na Austrália (foto), as Ilhas Ogasawara, no Japão, e os lagos no grande vale do Rift, no Quênia) e um de valor cultural além da beleza natural: o deserto de Wadi Rum, na Jordânia.

Além desses, constam também da relação 21 locais considerados patrimônios de valor cultural: o centro histórico de Bridgetown, a capital de Barbados; a paisagem cultural do Lago Oeste de Hangzhou, na China; a paisagem cultural do café, na Colômbia; o Jardim Persa, no Irã; a paisagem cultural de Konso, na Etiópia; a paisagem cultural agropastoril mediterrânea de Causses e Cévennes, na França; a Fábrica Fagus, na Alemanha; os Lombardos na Itália, locais de poder.

Também estão na lista os templos, jardins e sítios arqueológicos representando a Terra Pura budista em Hiraizumi, no Japão; o Forte Jesus, em Mombassa, no Quênia; as gravuras rupestres das Montanhas Altai, na Mongólia; a Catedral de León, na Nicarágua; o Delta do Saloum, no Senegal; a paisagem cultural da Serra de Tramuntana, na Espanha; os sítios arqueológicos da Ilha de Meroe, no Sudão; moradias pré-históricas ao redor dos Alpes, incluindo Suíça, Áustria, França, Alemanha, Itália e Eslovênia. A relação inclui ainda antigos vilarejos do Norte da Síria; a mesquita de Selimiye e seu complexo social, em Edirne, na Turquia; os sítios culturais de Al Ain: Hafit, Hili, Bidaa Bint Saud e zonas dos oásis, nos Emirados Árabes Unidos; a residência dos metropolitanos de Bucovina e Dalmácia, na Ucrânia; e a Citadela da Dinastia Ho, no Vietnã.

A lista do Patrimônio Mundial da Unesco tem agora um total de 936 locais: 183 naturais, 725 culturais e 28 mistos. O Brasil tem 11 patrimônios culturais da humanidade, incluindo a capital Brasília e as cidades de Ouro Preto (MG) e Olinda (PE), e sete patrimônios de beleza natural, entre eles o Pantanal (MT), o arquipélago de Fernando de Noronha, o Atol das Rocas (PE), o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e a Chapada dos Veadeiros (GO).

1-Forte Jesus, em Mombassa, no Quênia
2-Sítios arqueológicos da Ilha de Meroe, no Sudão
3-Templos, jardins e sítios arqueológicos representando a Terra Pura Budista, em Hiraizumi, no Japão
4-Deserto de Wadi Rum, na Jordânia
5-Costa de Ningaloo, na Austrália
6-Fábrica Fagus, em Alfeld, na Alemanha
7-Mesquita de Selimiye, na Turquia
8-Delta do Saloum, no Senegal
9-Catedral de León, na Nicarágua
10-Ilhas Ogasawara, no Japão

11-Monastério de Santa Giulia, em Brescia, uma das sete construções agrupadas como Lombardos da Itália.

12-Paisagem cultural agropastoril mediterrânea de Causses e Cévennes, na França

13-Jebel Hafeet é uma montanha principalmente nos Emirados Árabes, nos arredores de Al Ain. A montanha na verdade, atravessa parte da fronteira com Omã. A montanha se eleva 1.240 metros e oferece uma vista deslumbrante sobre a cidade, com o que foi descrito como "o caminho condução no mundo", que prorroga até o cume. Jebel Hafeet foi um marco bem conhecido através da história da região e é uma atração turística contemporânea. Uma extensa ventos gruta natural do sistema através de Jebel Hafeet. No sopé do Jabal Hafeet reside a Mubazarrah Green, uma atração turística bem desenvolvida. No Mubazarrah Green, nascentes de água quente jorrar em pequenos córregos e formar um lago. Piscinas e jacuzzis estão espalhados por todo o Mubazarrah Verde. Jebel Hafeet também é lar de uma grande variedade de animais, incluindo morcegos, raposas, cobras, etc.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared