sábado, 24 de março de 2012

País de Gales = Wales

Em galês: Cymru; em inglês: Wales é uma das nações que constituem o Reino Unido. Porém, atualmente, o País de Gales possui um parlamento autônomo em relação à coroa britânica. A capital é Cardiff.

Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em Caerleon, construíram uma bela fortaleza, que é local do anfiteatro que é considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha. O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem. O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente. O nome Wales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionada com os nomes de várias outras regiões européias onde os povos germânicos tomaram contato com culturas não-germânicas.

Vale de Senni
O País de Gales situa-se numa península da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda a norte e Oeste. A maior parte da população e das áreas industriais situam-se em Gales do Sul (South Wales), incluindo a capital, Cardiff, e as outras duas maiores cidades, Swansea e Newport. Grande parte do País de Gales é montanhosa, particularmente Gales do Norte e Mid Wales (Médio Gales). As Brecon Beacons (único local onde costuma nevar todos os anos), a sul, e Snowdonia, a norte, são unidas pela Cordilheira Câmbrica (de onde se foi buscar o nome da era geológica). O ponto mais alto de Gales situa-se em Snowdon.
Fazem parte do País de Gales diversas ilhas no norte e ao longo da costa ocidental. Anglesey é a maior delas.

Worms Head - Gower
Gales é um principado desde o século XIII, hoje anexado ao Reino Unido. O Decreto de União de 1536 dividiu o País de Gales em treze condados: Anglesey, Brecon, Caernarfon, Cardigan, Carmarthen, Denbigh, Flint, Glamorgan, Merioneth, Monmouth, Montgomery, Pembroke e Radnor, e aplicou a Lei Inglesa tanto à Inglaterra como a Gales, fazendo do inglês a língua a ser usada para fins oficiais. Partes do País de Gales foram fortemente industrializadas a partir do século XVIII. Procedeu-se à mineração de carvão, cobre, ferro, chumbo e ouro e exploraram-se pedreiras de ardósia. As siderurgias e as minas de carvão atraíram grande número de imigrantes durante o século XIX, especialmente para os vales a norte de Cardiff, que hoje é a capital do país.

O santo padroeiro do País de Gales é São David, ou "Dewi Sant", em galês. Os emblemas nacionais do País de Gales são o alho-porro (ou alho-francês) e o narciso. Note-se que o nome destas duas plantas é semelhante em galês: o alho porro diz-se cennin enquanto que os narcisos se chamam cennin Pedr, ou seja, "alhos-porros de São Pedro" - de forma que se especula que originalmente era utilizado apenas um dos emblemas, adotantando-se o outro devido a uma má interpretação (a ser verdade, desconhece-se qual dos emblemas é anterior ao outro). Existe alguma polêmica, de cariz nacionalista, quanto ao dia de São David, a 1 de Março, que, para alguns deveria ser feriado público no País de Gales. No mesmo sentido, outros propõem, também para feriado público 16 de Setembro (dia em que começou a rebelião de Owain Glyn Dwr). As festas tradicionais do País de Gales são, no entanto, a Calan Gaeaf (Hallowe'en), Calan Mai, e a celebração do solstício de Verão. Cada paróquia celebra, adicionalmente, o Gwyl Mabsant em honra do seu santo.



Anglesey

Brecon Beacons

Miss Wales

Cardiff é a capital mais nova da Europa. Há um século era o porto mais ocupado de carvão no mundo. Hoje, as antigas docas têm sido transformadas em um complexo de restaurantes e atrações aos visitantes. Os museus, teatros e lojas proeminentes significam, o ano todo, diversão e entretenimento. Além disso, seus 330 parques e jardins colocam Cardiff entre as cidades mais verdes do Reino Unido.



Rugby

Em maio de 2008, o Ministério da Defesa Britânico revelou arquivos classificados sobre OVNIs que trataram deste tema em décadas passadas. Apenas um mês depois, a OVNImania se apoderou do país. Em junho, um helicóptero captou uma estranha nave em Gales. A polícia britânica começou a receber uma avalanche de chamadas enquanto os jornais locais relatavam mais avistamentos. O investigador Nick Pope se une à equipe de Caçadores de OVNIs para descobrir a verdade.




Este avistamento incrível acontece no País de Gales, no Reino Unido em 03jan2012 e está registrado em aproximadamente três horas. (UK Time) Um agradecimento muito especial para Nathan e Alex Thomas para compartilhar sua experiência incrível.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared