domingo, 25 de março de 2012

República Dominicana - Península de Samaná (baleias Jorobadas)

República Dominicana é um país que ocupa dois terços orientais da Ilha de São Domingos. O terço ocidental da ilha é ocupada pelo Haiti, portanto, a Ilha de São Domingos é compartilhada por dois países. Tanto pelo tamanho de área e pela quantidade populacional, faz da República Dominicana o segundo maior país do Caribe (atrás de Cuba), sua área é de 48.442km2 e possui aproximadamente 10 milhões de habitantes. Limita-se ao norte com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mar do Caribe, a leste com o Canal de Mona, que a separa de Porto Rico, e a oeste com a República do Haiti.

Após três séculos de dominação espanhola, francêsa e haitiana, o país alcançou a independência em 1821, mas foi rapidamente tomada pelo Haiti, em 1822. Após a vitória na Guerra de Independência Dominicana, em 1844, os dominicanos travaram várias lutas, a maioria internas, bem como um breve retorno ao domínio espanhol (1861-1865). A ocupação dos Estados Unidos de 1916 até 1924, e posteriormente seis anos de prosperidade com o presidente Felipe Horacio Vásquez Lajara (1924-1930), foi seguido pela ditadura de Rafael Leonidas Trujillo Molina até 1961. A guerra civil de 1965 terminou com uma intervenção liderada pelos Estados Unidos, e foi seguida por vários períodos de governo de Joaquin Balaguer (1966-1978). Desde então, a República Dominicana tomou direção para a democracia representativa.

A República Dominicana tem a segunda maior economia caribenha. Apesar de conhecida pela produção de açúcar, a economia é dominada pelos setor terciário. No entanto, o desemprego, a corrupção e o serviço de abastecimento de energia elétrica permanece como grandes desafios para o país. Há também uma "acentuada desigualdade de renda". No país se encontra a montanha mais alta do Caribe, o Pico Duarte, assim com o Lago Enriquillo, o ponto mais baixo no nível do mar é o maior lago do Caribe. A República Dominicana tem uma temperatura média de 26 ºC e uma grande biodiversidade.

Antes da chegada da expedição espanhola comandada por Cristóvão Colombo em 5dez1492, a Ilha de São Domingos encontrava-se povoada por indígenas, organizada e dividida sob o comando de cinco caciques. Cada território governado por um cacique era chamado de Quisqueya (cacicado) pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas. Um dos traços desta divisão era a tributação, em termos de alimentos, cultivados ou criados. Os indígenas, ao verem os europeus, acreditam que são figuras com poderes sobrenaturais, tratando-os com honra e veneração. Esta era uma sociedade totalmente diferente das sociedades europeias. Guacanagarix, o cacique de Marién, hospedou Colombo e os seus homens, tratando-os de forma cortês e concedendo-lhes os seus desejos. Uma vez que se fundou a colônia, uma série de primazias tomaram lugar em Hispaniola, ou "A Espanhola" como chamaram-na os espanhóis. Sucederam-se a fundação da primeira Igreja, a primeira universidade, o primeiro hospital, o primeiro engenho açucareiro e, como era de se esperar, os primeiros abusos e os primeiros descumprimentos de tratados com os nativos. Durante o século XVI, Hispaniola deteve uma boa posição econômica e social, porém desde o fim deste século e a partir da conquista de "Terra Firme" (as grandes massas territoriais da América do Norte e América do Sul), a ilha foi caindo no esquecimento e relegada a um segundo plano, entrando cada vez mais na pobreza.

Também influiu em sua situação o ataque de corsários ingleses que destruíram grande parte das cidades e populações estabelecidas nesse momento. Após a declaração de independência do Haiti, em 1804, vários governantes haitianos trataram de unificar a ilha, o que fizeram no ano de 1822, apenas semanas depois de a República Dominicana adquirir a independência da Espanha. A este breve período de autonomia chamou-se "Independência Efémera". No ano de 1844, se inicia a gestão independentista, preconizada por Juan Pablo Duarte, um jovem de posição acomodada que havia estudado na França e com ideais nacionalistas; e dirigida por Francisco del Rosario Sánchez e Pedro Santana. A independência aconteceu em 27 de fevereiro daquele ano. A partir desta altura, e com a falta de uma liderança sólida por parte dos seus dirigentes, inicia-se uma era dominada por latifundiários que tinham poder econômico, tornando-se em governo por breves períodos. Nesta altura, grupos internos que não se sentiam contentes com a autonomia procuraram anexar-se novamente a Espanha, feito que alcançaram em 1861. Em 1865, recupera a independência, passando novamente por uma etapa com falta de liderança e mudanças contínuas de governante. Esta situação durou até que Ulises Heureaux, conhecido como Lilís, instalou a sua ditadura durante 12 anos (1887-1899) terminando com o seu assassinato. No princípio do século XX, a instabilidade política e econômica e o atraso nos pagamentos dos empréstimos realizados durante o século XIX, fizeram com que ocorresse a denominada "Primeira Invasão Norte-Americana", que se estendeu desde 1916 até 1924. Durante o período 1924 a 1930, a economia dominicana viveu um período denominado por "Danza de los Millones" (Dança dos Milhões), essencialmente devido ao aumento dos preços internacionais da cana-de-açúcar.

A partir de 1930 até 1961 o país esteve sob a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo. O período em que este ditador esteve no poder, foi a época mais obscura da história dominicana, com perseguições e assassinatos de opositores. Em 1959, após a eliminação da manifestação de esquerda do "Movimiento Revolucionario 14 de Junio" (Movimento Revolucionário 14 de Junho), e com o assassinato das Hermanas Mirabal (Irmãs Mirabal), o regime começou a decair rapidamente até que Trujillo foi assassinado em 1961. Logo depois de sua morte, o país passou por vários governos entre os que se encontram a do professor Juan Bosch que foi derrubado após 7 meses, um triunvirato e uma intervenção armada norte-americana em 1965.

Em 1966, Joaquín Balaguer subiu ao poder e se manteve nele durante um período de 12 anos, em um governo semi-ditatorial no qual fez uso de fraudes eleitorais e repressões contra seus opositores políticos. Durante as eleições no ano 1978, foi eleito Antonio Guzmán Fernández, do opositor Partido Revolucionário Dominicano (PRD). Foi o primeiro governo eleito pelo voto popular desde 1924. Seu mandato se caracterizou por ser um dos mais liberais que tinha tido a República Dominicana em décadas. Termina quando Guzmán se suicidou em 1982, sendo sucedido pelo vice-presidente, Jacobo Majluta, quem governou por 43 dias. Em 1982 ganha as eleições Salvador Jorge Branco, do então partido governante, o PRD. Em 1986 retoma o poder Joaquín Balaguer, aos 80 anos. Em 1990 é vencedor em eleições rodeadas por denúncias de fraudes por parte do Juan Bosch, do Partido da Libertação Dominicana. Em 1994, Joaquín Balaguer resulta novamente vencedor nas eleições, mas sob alegações por escrito de fraude e de impedimentos para votar de militantes opositores, vê reduzido o seu período presidencial a dois anos, acordando efetuar eleições em 1996.

A região central República Dominicana é montanhosa e coberta por florestas, e uma planície estende-se na região leste. Possui três cadeias montanhosas principais:
Montanhas Centrais, que começam no Haiti e percorrem a parte central da ilha, terminando no sul; é nesta cordilheira que se situa o pico mais alto das Antilhas, o Pico Duarte, a 3175m acima do nível do mar;
Montanhas Setentrionais, que correm paralelas às Montanhas Centrais e que separam o vale de Cibao das planícies costeiras atlânticas; o ponto mais elevado nesta cordilheira é o Pico Diego de Ocampo;
Montanhas Orientais, que são a mais baixa e mais curta das três cadeias montanhosas, situadas na parte leste do país.
Existem também a serra Bahoruco e a serra Neyba, no sudoeste da ilha. A República Dominicana é um país de muitos rios, entre os quais estão os rios navegáveis Soco, Higuamo, Romana, Yaque del Norte, Yaque del Sur, Yuna, Yuma e Bajabonico. Na região sudoeste, onde se localiza o lago Enriquillo, a 30 metros abaixo do nível do mar. Nele se encontra a Ilha Cabritos, onde encontra-se uma das maiores reservas mundiais de crocodilo-americano. O clima na é tropical úmido. A temperatura média anual oscila entre 18°C e 27°C.

Altos de Chavon


Boca Del Diablo


Cascata Limon



Hotel Riu Palace

O estilo musical do país é o merengue, ainda que semelhante ao som cubano e haitiano. A bachata é também uma invenção dominicana e que se tornou popular além das fronteiras. Sua língua é um dialeto espanhol descrito como mocha'o. Existe a tendência para a simplificação de certos grupos de consoantes. Os povos pré-colombianos da República Dominicana são índios Tainos.

Praia de Samaná










Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared